Pular para o conteúdo principal
Meus caros.
Saudades de ver minhas letras que não me pertencem estampadas nesse fundo escuro e calmo.
Mas as palavras me abandonaram, junto com toda a esperança e a vontade de encontrar alguém.

Mas,
"Não quero lhe falar,
Meu grande amor.
Das coisas que aprendi nos livros..."

Estou com uma pergunta e com a vontade de respondê-la,
e, quando escrevo, minha cabeça pensa junto com o universo inteiro...
E as respostas fluem em mim, tal qual eu e o universo.
E a poesia, o que é poesia?
Não me venha, caro e tolo, com definições de dicionário...
Me diga de verdade, como voce sabe que aquilo é poesia?

Simples.
Poesia é a ordem do universo, não tem lingua ou idioma, existe e se manifesta por si só. E a linguagem é só uma limitação.
Poesia não se entende nem se desvenda, se sente.
Podes ouvir uma poesia de amor susurrada em arabe, e tu saberás que é poesia, e que é amor... E reconhecerás um poeta.
Todos sabem, sou critico da poesia pelos simples prazer da perfeição silabica.
Me traga o sentimento perfeito expressado em uma poesia sem rimas e sem sentido,
que ficarei muito mais emocionado.
Poesia é isso:
- Sentimento.
E poeta é aquele que sabe ensinar em palavras como se sente, e faz-se sentir.
A boa poesia é como um manual...
Se eu fosse bom poeta,
e nesse texto falo de coisas sobre as quais desconheço, amo e ao mesmo tempo morro de duvidas, e sem essas coisas eu não existo. Deveria eu, causar em voce, esses mesmos sentimento.
Mas não sou poeta, nem sou bom.
Sou louco...
"... Tem amor Demais... Tem de tudo um Pouco..."



Um texto aos meus amigos de sempre, e vocês sabem quem são. As amigas que tenho grandes saudades, entre elas, Hannah e Aline Mohr. À Prii. Porque ela é chata.
E à uma infinidade de mulheres que amo, amei e ainda amarei, em silencio...

Obrigado.

Comentários

Bom, como eu acho que o "caro e tolo" sou eu, vou me dar a chance den uma resposta. Sem dicionário, como pediu.

Agora, sendo sinceramente debochado, se a linguagem é limitadora da poesia, a melhor posia é a que se faz sem linguagem. Se a melhor poesia é a que se faz sem linguagem, nós (humanos) somos os piores poetas.

=)

Só me dói incluir Homero, Éluard e Bandeira entre os piores poetas.

Quanto ao fato de poesia ser sentimento, eu quase concordo, mas nunca se esqueça que tédio, desprezo, nojo e indiferença também são sentimentos e, portanto, matéria de poesia. Falando nisso, já leu "Matéria de Poesia", do Manoel de Barros? É boa.

Bom, obrigado pelo texto, que eu, sinceramente, gostei muito. E, você sabe, não leve muito a sério tudo o que eu digo.

Grande abraço, Mestre!

Até breve.
Paula § Danna disse…
Poesia?!.. são palavras (sentimentos) que adentram e extrapolam o seu peito, e te faz sentir ganas de dor e prazer, cortam a sua respiração e te levam à busca pelo êxtase final.
Mais que paixão e menos que um mero amor.

Espero estar incluida nos amigos de sempre ou nas mulheres amadas (no presente)... saudades de ti!!
Caro, e não tolo, Marcus,
Concordo plenamente com tudo o que diz e, sinceramente, a melhor das poesias é a que vejo quando olho pra Lua, ou quando admiro uma floresta. E claro, há excessões de pessoas que transcedem a linguagem e fazem textos magnificos.
E quanto aos outros sentimentos que voce descreve, não os nego, pelo contrario, você mesmo sabe que eu já escrevi sobre eles...
E, se puder, me manda o Link do texto que voce recomendou..
No mais, Obrigado pelos elogios, e pelo deboche... (uahsuahsa, devolvi o deboche =p)
Engraçado que hoje (20/07) fazem exatamente quarenta anos que homem pisou na lua, e até hoje a melhor serventia dela é pras poesias.

No mais, quando você olha para a lua ou para uma floresta, sejamos francos, você não precisa de poesia. Talvez eu esteja sendo terrivelmente cruel, mas acho que a poesia precisa, humildemente, assumir seu lugar entre as coisas humanas.


Fui tentar, sem muita esperança, achar o texto na internet e, pra minha surpresa, encontrei.

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=14164

Depois me diz o que achou.

Grande abraço!
Eu não disse que a poesia é divina, apenas que a poesia boa não precisa estar necessariamente escrita para ser fantastica.

=D

Se não fosse o homem com sua mania de interpretar, a poesia por si só (acredito, talvez erroneamente) não existiria...

=D

Abraços,
Mestre.

E... Cade a Priii?
Priiii disse…
Tava esperando vc perguntar por mim pra eu aparecer... rsrsrsrsrsr =D ...
Mentirinhaaa, se o Marcus num tivesse me falado do post talvez esse comentario aqui só apareceria amanha... pq dia de entrar no seu blog eh de terça pra frente...
"Eu ando tão a flor da pele..." que eu chorei lendo seu texto... e olha q nem foi feito pra isso, ou foi?...Talvez esse não seja o texto mais apropriado pra eu comentar, uma vez que eu num entendo naaaaaada de poesia e de seu significado mesmo a sentindo... estranho neh?... mas estranho ainda eh um ser tão sentimental quanto eu não conseguir falar sobre sentimentos e tudo o que o envolve e tudo que eh feito com ele...
mas existe uma coisa que eu devo dizer... já disse mil vezes mas a forma como vc anda se expressando e se comportando em relação a TODAS as coisas eh surpreendente FErnando...eh encantadora até... sei lá...[deve ser coisa de fã]
Os comentarios do Pantaleão são tão inspiradores neH?...o cara faz um post em cada comentario dele... Eh brilhantoso... um dia eu queria ser q nem ele... =D
Quanto a isso aqui q vc disse "Se não fosse o homem com sua mania de interpretar, a poesia por si só (acredito, talvez erroneamente) não existiria..." ... Eh fato... a poesia tah no olho de quem vê...

Mas então...eu devia escrever mais porem nossa tensa conversa no msn não me permite...

Ah, adorei ser lembrada... e fico feliz de saber que mesmo sendo chata vc me ama...pq eu tbm te amo mesmo vc sendo insuportavel!
mas eu gostei mesmo...e fiquei mais feliz ainda quando eu li "E cadê a Priii"...

Um beijo!
Prometo que eu volto pra dizer coisas que façam sentido...rsrsrs
Poly.. disse…
"Não quero lhe falar,
Meu grande amor.
Das coisas que aprendi nos livros..."
adoro essa música..


mais pensando assim com oqueria ser poeta..saber expressar em palavras o amor, o sentimento q se esconde dentro do peito..
mais pq dentro do peito, pq no coração?
vai saber ..
independente de onde são encontrados os sentimentos pra mim continiaram como uma eterna incognita.. não sei expressá-los , muitas vezes não sei nem realmente o q sinto..

mais um dia quero descobrir..

agora não sei se me incluo entre suas amigas na qual vc dedica o texto, mais confesso q adoraria estar entre elas!!

bjoOo

Postagens mais visitadas deste blog

Um trovador solitário

Um trovador solitário, Sentado sozinho sobre o luar. Nos pensamentos que longe vagavam Vários corações se perguntavam, Se chocavam. Em cada choque uma lembrança, Um gosto e um cheiro. Um olhar. E o olhar é o mais perigoso. Aqueles corações, Que de lembrança traziam gostos, Cheiros e gozos, Não eram como o olhar. Quando numa quarta-feira, Numa tarde de mormaço, Se encontra um desses corações, Velhos conhecidos, Os que trazem cheiros e gostos, Tocam na nuca, na boca, Calafrios nas costas... Os dos olhos, Você nunca encontra numa quarta-feira, Ele é de sextas. Sextas de lua cheia. Prata no céu a brilhar. E quando se cruzam, Aqueles olhos não tocam a boca, Nem a nuca, nem as costas. Naquele instante, a boca seca, A nuca estremece, As costas suam... Aqueles olhos tocam a alma. São capazes de tudo, Podem tudo... Quando a lembrança desses corações, Invade os pensamentos, O trovador se sacode... Passa a mão na viola, Olha pra lua prata a brilhar. E de repente, sente uma presença... Antes de se

Rascunho: Insônia

Eu tenho dois tipos de insônia. Uma eu chamo de silêncio. A outra de barulho. Ter a insônia silêncio é como estar na lua, em seu lado escuro. Ou no mais alto mar, em uma noite nublada de lua nova, sem vento. É a insônia do nada. O mundo simplesmente não existe, não há nada, nem sequer o contato do meu corpo com o colchão. E estou acordado, vendo o nada passar. Até o relógio despertar. Essa insônia não me incomoda tanto. No outro dia, estou cansado, mas não estressado. Eu só não dormi, e ok. Mas se pra todo Yin há um Yang, pra minha Silêncio, há a Barulho. E ela é caos. Ter a insônia Barulho é tornar-se animal, predador e caça. Todos meus sentidos parecem mais aguçados, é quase como se enxergasse no escuro. E os sons? Escuto a tudo. A água nos canos, o vento nas folhas, alguém caminhando, uma respiração, um celular que toca, um inseto qualquer na parede, a vibração de uma festa longe. Tudo. Soa. Reverbera. Ecoa. Se silêncio é noite escura e calma em alto mar, barulho é tempestade

Blood on a sharp edge

I feel myself in the edge. In all ways, and in all corners, Everywhere I look, I just see and feel edges. I've been walking for miles, In the sharp edge of a blade, And these miles becomes days, and Days becomes years, And all of that become me, my life, myself. Sometimes I feel like jumping, But I'm not brave enough. I just want to walk in peace, Look at the horizon and see something, Some light, some goal, some pleasure. I'm done with walking so much, In such place so sharp. My feet and all my soul, Bleed, day by day. I know that I need to keep walking. But I bleed so much, that at each step, I feel less myself. I need to keep walking, I know, But walk is bleed, And my blood is me, Walking, surviving, Is trade blood by days. And I don't know how much blood I have left.