Pular para o conteúdo principal

Relacionamentos Viciosos.

Bom, quem me conhece sabe que, embora não goste, passo grande parte do meu tempo pensando. A cabeça viaja, vai longe, teorizo sobre apocalipse um segundo antes de fazer uma observação sobre o decote da moça que passou. E depois volto a pensar no porque do 42...

Ultimamente ando mais egoísta e egocêntrico, ando pensando em mim, nas minhas atitudes, escolhas e formas de ver e viver a vida. Numa dessas, andei pensando sobre o estágio dos relacionamentos atuais, e cheguei a conclusões interessantes que me lembram algumas discussões recentes com grandes amigos, sobre o ciúmes e coisas mais... Quero pois, compartilhá-las.

Vivemos em uma sociedade Liquida (segundo o Conceito Z. Bauman, que aconselho uma boa googlada para quem não conhece) onde somos alimentados por pequenos vícios, pequenos momentos de prazer e deleite. Essa insegurança sobre o amanhã (e porque não sobre o próprio hoje, daqui a meia-hora) aliada a crenças populares vagas e sem fundamento e, as poucas que tem fundamentos, utilizados de forma equivocada e deturpada, levaram os relacionamentos ao um estado Vicioso.

Seja os relacionamentos que nem podem ser chamados assim, as ficadas e pegadas de balada, seja os namoros que se arrastam pelos anos, e até alguns casamentos de mais jovens e menos experientes... ou não. Mas não quero discutir sobre casamento e experiência ou maturidade. Voltando, digo viciosos porque reagimos a eles como reagimos e lidamos com os vícios diversos. Na balada, na micareta, pega-se o máximo possível, em busca de pequenas doses de prazer, em busca da melhor pegada, do melhor “amasso”.

Comportamento semelhante aos que perdem o controle bebendo, e, depois de algumas latinhas, bebem tudo que lhe oferecem e suga gata gota o máximo possível. E depois procura algo novo. Ou como um iniciado que depois de um tempo não se contenta apenas com o tapinha de sempre, e procura novas ervas, novas misturas, pequenas doses de prazer.

Isso, aliada a ideias como “ciúmes é normal e faz bem”, transforma os relacionamentos que deveriam se basear em amizade, cumplicidade e prazer, em relações de POSSE, DOMINIO E PRAZER. Não necessariamente nessa ordem.

Tem-se o outro como uma propriedade sua, cuja única função é ser SEU. Perde-se a individualidade que construiu-se através de anos de aprendizado, pela necessidade de agradar o outro e ser agradado. E, assim, mantém-se em relacionamentos doentios por anos, pelo costume com a droga, e, como com o passar dos anos as doses devem ser maiores, os relacionamentos titubeiam de extremo a extremo, sempre buscando, após a tempestade, “sentir aquilo que sentíamos no começo”.

Esse ciclo vicioso demora anos para se desfazer, e, após repetidas tempestades, e, repetidos dias claros, quando realmente chega ao fim, tem-se duas pessoas perdidas, que não se conhecem quando olham no espelho, e, que não conseguem viver sem alguém para quem dedicar toda sua vida, até se perder novamente.

Ao refletir sobre isso, meio que percebo porque ando evitando tantos relacionamentos ditos “sérios”, quando ainda pequeno, ou melhor, quando ainda menor (porque continuo pequeno, e tenho muito a crescer), decidi que uma das poucas regras que teria na vida seria ser livre de vícios. Qualquer vicio. Não me prender a nada por obrigação, e correr de qualquer coisa que eu percebesse estar roubando mais atenção de mim do que seria saudável.

Tenho conseguido cumprir isso quase ao pé da letra. Os poucos relacionamentos que mantenho sobrevivem por uma série de motivos desinteressados. E isso vai desde os amigos mais próximos e antigos, aonde ficamos até meses, as vezes, sem conversar, e sem diminuir um milésimo por cento nosso grau de amizade, até as amizades mais novas, algumas mais intimas, se baseiam basicamente em amizade, e, depois, quando há, em intimidade ou prazer.

No mais, e finalizando esse grande texto que vai causar preguiça em quem tentar ler, sei que no fundo, pode ser que eu seja apenas uma criança que não aprendeu a amar. Ou um poeta, que também não aprendeu a amar. Talvez um chato, nerd e mau amado que não aprendeu a amar. Ou, apenas um cara, sentado na calçado, observando a vida, as pessoas, os relacionamentos, procurando a forma mais saudável de conduzir sua vida e suas interações, e, tentando a cada dia, aprender um pouco mais sobre o que é amar. Mas, de uma coisa, qualquer um desses que pode ou não ser “eu” sabe: O Amor não é Platônico, Não é Ágape, não é essa coisa que vende livros, filmes e músicas. Simplesmente é amor, e, como diria um poeta (que as vezes faço questão de fingir não conhecer) “Quem Ama de verdade, não sofre.”


Ah, no fundo, posso ser também apenas um cara, sozinho, procurando desculpas pra se manter assim. De qualquer forma, a resposta pra tudo isso eu sei: 42.




Abraços à M. Pantaleão, H. Nunes, R. Vizzotto,amigos amados, e a todos que, de alguma forma, contribuíram para o que hoje, posso dizer que sou.

Comentários

Evelyn Fernandes disse…
Muito bom o texto, Fernando.
Gostei da comparação vício X relacionamento.
Engraçado como as pessoas não conseguem viver sozinhas, sempre precisam de um "suporte" pra caminharem.
Acredito que suportes são sempre necessários, o problema é a distorção disso. Ter vários suportes é interessante. ter apenas um não é.
Quando só se tem 1 pilar, você NÃO PODE perder ele, ou seu "Prédio" desaba...
Marioh disse…
Há pouco tempo atrás eu te disse que você faz parte da minha base. Você não deixa de formar comigo um relacionamento, e eu acho interessante que isso seja vicioso. Bom é uma forma diferente de ler o que você escreveu. Até porque eu acho muito bom ter alguém em quem me apoiar, ter um pilar. Esse vazio me consome e eu trocaria esse vazio por uma basé ... Não estou conseguindo explicar, mas mesmo concordando ctg eu discordo. aoeioaie
Mas algo que eu posso dizer sem pensar duas vezes e nunca me arrepender, sou feliz te fazer parte da sua vida. ;*
Unknown disse…
Gatcheeeeeeeeennhhhhhhhooooo PEGA EU PRA UM MOMENTO DE PRAZER!!!!
Helen disse…
Amor é simplesmente amor. Não é obrigação, nem rouba a atenção em si mesmo.
O amor é o amor. E a resposta para tudo não é 42. É 7. =)
Helen, Antes de mais nada, obrigado pela visita e volte mais vezes... =D
E, concordo em (quase) tudo o que vc diz... menos essa história do 7 aew..
=)
Beijos
Anônimo disse…
Ser egoísta só mostra que tu escolhe demais...
Sou assim também, egoísta.
É normal em um ponto da vida você se revoltar consigo mesmo...

Postagens mais visitadas deste blog

Um trovador solitário

Um trovador solitário, Sentado sozinho sobre o luar. Nos pensamentos que longe vagavam Vários corações se perguntavam, Se chocavam. Em cada choque uma lembrança, Um gosto e um cheiro. Um olhar. E o olhar é o mais perigoso. Aqueles corações, Que de lembrança traziam gostos, Cheiros e gozos, Não eram como o olhar. Quando numa quarta-feira, Numa tarde de mormaço, Se encontra um desses corações, Velhos conhecidos, Os que trazem cheiros e gostos, Tocam na nuca, na boca, Calafrios nas costas... Os dos olhos, Você nunca encontra numa quarta-feira, Ele é de sextas. Sextas de lua cheia. Prata no céu a brilhar. E quando se cruzam, Aqueles olhos não tocam a boca, Nem a nuca, nem as costas. Naquele instante, a boca seca, A nuca estremece, As costas suam... Aqueles olhos tocam a alma. São capazes de tudo, Podem tudo... Quando a lembrança desses corações, Invade os pensamentos, O trovador se sacode... Passa a mão na viola, Olha pra lua prata a brilhar. E de repente, sente uma presença... Antes de se

Rascunho: Insônia

Eu tenho dois tipos de insônia. Uma eu chamo de silêncio. A outra de barulho. Ter a insônia silêncio é como estar na lua, em seu lado escuro. Ou no mais alto mar, em uma noite nublada de lua nova, sem vento. É a insônia do nada. O mundo simplesmente não existe, não há nada, nem sequer o contato do meu corpo com o colchão. E estou acordado, vendo o nada passar. Até o relógio despertar. Essa insônia não me incomoda tanto. No outro dia, estou cansado, mas não estressado. Eu só não dormi, e ok. Mas se pra todo Yin há um Yang, pra minha Silêncio, há a Barulho. E ela é caos. Ter a insônia Barulho é tornar-se animal, predador e caça. Todos meus sentidos parecem mais aguçados, é quase como se enxergasse no escuro. E os sons? Escuto a tudo. A água nos canos, o vento nas folhas, alguém caminhando, uma respiração, um celular que toca, um inseto qualquer na parede, a vibração de uma festa longe. Tudo. Soa. Reverbera. Ecoa. Se silêncio é noite escura e calma em alto mar, barulho é tempestade

Blood on a sharp edge

I feel myself in the edge. In all ways, and in all corners, Everywhere I look, I just see and feel edges. I've been walking for miles, In the sharp edge of a blade, And these miles becomes days, and Days becomes years, And all of that become me, my life, myself. Sometimes I feel like jumping, But I'm not brave enough. I just want to walk in peace, Look at the horizon and see something, Some light, some goal, some pleasure. I'm done with walking so much, In such place so sharp. My feet and all my soul, Bleed, day by day. I know that I need to keep walking. But I bleed so much, that at each step, I feel less myself. I need to keep walking, I know, But walk is bleed, And my blood is me, Walking, surviving, Is trade blood by days. And I don't know how much blood I have left.