Pular para o conteúdo principal

Um texto para te reconquistar.


Literatura no principio não era meu forte, sabe? Eu nasci e cresci um cara das exatas. (Talvez isso explique algumas coisas, mas deixo isso para um outro texto).

Eu sempre curti quadrinhos, na verdade, sempre curti ler de tudo que aparecia na minha frente. Nos anos de ouro da nossa casa, eu tinha assinatura de quadrinhos e outros luxos literários infantis, os quais eu sempre devorava em instantes, assim como tudo. Digo como tudo, porque me foi revelado esses dias que uma das características mais marcantes minhas, desde criança, sempre foi a sede de saber tudo sobre tudo, o “por quê”, o “como”, o “quando”, e, tudo isso o quanto antes. Se eu queria saber algo, queria agora. Se não me contassem, eu descobriria. Se não descobrisse, criava uma teoria complexa o suficiente para explicar o que quer que fosse de maneira convincente. E não mudei quase nada desde então.

Continuando, apesar de sempre ler, muito e muito bem, escrever era uma dificuldade sem fim. Não sei por que cargas d’agua, eu poderia inventar histórias lindas, complexas, grandes, mas, a folha em branco sempre fora um obstáculo quase intransponível. E continuou assim até muito tarde... Até mais ou menos o meu 2ª ano do ensino médio.

Eis que, nesse ano, conheci uma professora (a qual infelizmente não lembro o nome L ) que conseguiu me mostrar a escrita de uma forma diferente. Na verdade, ela começou me mostrando a leitura de uma forma completamente nova. Comecei a ler pessoas que eu entendia profundamente. Comecei a ler textos, que, poderiam ter sido escritos por minha alma, se ela tivesse a oportunidade. E isso mudou tudo.

Lia os autores românticos como quem lê a si mesmo em uma outra vida. Eu não os entendia, eu compreendia cada palavra, estrategicamente posicionada para dar ao leitor uma sensação ou outra. Compreendia cada dor, cada dúvida, cada dialogo, mesmo sendo diálogos que, dadas as transformações e limitações da língua, eu nunca fosse capaz de reproduzir. Mas eu compreendia, eu, no fundo, sabia que eu faria o mesmo, falaria o mesmo, sofreria o mesmo.

E isso me libertou.

A folha em branco deixou de ser um obstáculo e passou a ser um convite. Os pensamentos passaram a se organizar em versos, cadenciados musicalmente de acordo com meu humor, com as sensações que eu sentia e queria fazer meu leitor sentir. O romantismo byroniano me libertou, porque o reflexo no espelho é a melhor forma de tomar consciência de si.

Assim, passei a me compreender pelos olhos românticos. Aprendi a amar assim, a ser assim. Como romântico, não consigo me entregar às metades, sentir ou ser às metades. O meu amor dói (em mim). E queima, machuca, estrangula... Mas vicia. Eu não seria eu se meu amor não fosse assim. Eu não sei amar diferente. Não sei ser diferente.

Ou na verdade sei. Sei não amar, sei existir sem ser eu, ou, existir sem ser seu. Só que isso significa ser sem Ser. ser, sem amar, é ser com “s” minúsculo. E só uso a palavra “ser” por falta de outra que me venha à cabeça, porque sendo sem Ser, é como se não fosse, apenas existisse.

Assim, sem você, eu deixo de ser, e passo a apenas existir. E existir é um sofrimento velado. Sorrio ao mundo, mas, por dentro, estou seco. Não é sangue que corre em minhas veias. É amor.

Quando deixo de ser e existo, o mundo perde a cor, os sabores, o vento deixa de soprar. É como viver todo dia a mesma paisagem.

E quem me conhece bem o sabe.

E o problema maior é: é muito difícil amar. Porque não se escolhe quem se ama, apenas se ama. E amei muito pouco em todos esses anos. E alguns amores, nem sei se amei amando ou se amei fugindo de outros amores. E, quando não consigo amar, tento colorir a vida com outras coisas, intensas mas fugazes. Troco o amor por emoção, o sentimento por sexo, a alegria de te ver pela “entorpência” de uma tragada, pela embriaguez de um copo.

E, pensando bem, esse texto não é para te conquistar, essa foi a ideia que tive quando pensei nele. Mas, relendo, esse texto é para me libertar. E para dizer, que criança que sou, sonhadora que sou, ainda sonho em conhecer a estrela, tocá-la, abraça-la e adormecer em seus braços.

Para finalizar, segue um texto escrito há 3,5 anos:

“Era uma vez um garoto. Camponês. Apaixonado pelas estrelas, pelos céus, pelas grandes viagens e grandes descobertas. Queria conhecer o mundo e por o mundo em suas mãos. Sempre sonhara em ser astronauta, em tocar as estrelas, beijar a lua e ser feliz. Que pena. Na sua nave montada no topo de sua arvore, construída por ele mesmo, desde criança, viajava e conhecia o mundo, as estrelas, as tocava e as amava. Mas, ele gostara tanto daquilo, que sempre se esquecia do que era, de aonde estava e para onde iria. Ele era apenas um camponês. Plebeu. Estava no chão. As estrelas não o amavam e a lua não o queria. Ele nunca havia beijado a lua, e não conhecia o gosto do amor. Seus sonhos eram apenas sonhos. A nave era um sonho. E ele sempre acordava. Chorando, mas acordava.

Eu sou o garoto.
Vocês são as estrelas.
Meu corpo é a arvore.
A nave são meus valores.
E não sei o que é amar.”

Quase 4 anos se passaram. O garoto continua sentado em cima de sua árvore, que cresceu, o garoto cresceu, a nave está mais sólida. E eu ainda não sei o que é amar.

Título: Um texto para (me/te/nos) libertar.
Subtítulo: Um texto para você me conhecer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um trovador solitário

Um trovador solitário, Sentado sozinho sobre o luar. Nos pensamentos que longe vagavam Vários corações se perguntavam, Se chocavam. Em cada choque uma lembrança, Um gosto e um cheiro. Um olhar. E o olhar é o mais perigoso. Aqueles corações, Que de lembrança traziam gostos, Cheiros e gozos, Não eram como o olhar. Quando numa quarta-feira, Numa tarde de mormaço, Se encontra um desses corações, Velhos conhecidos, Os que trazem cheiros e gostos, Tocam na nuca, na boca, Calafrios nas costas... Os dos olhos, Você nunca encontra numa quarta-feira, Ele é de sextas. Sextas de lua cheia. Prata no céu a brilhar. E quando se cruzam, Aqueles olhos não tocam a boca, Nem a nuca, nem as costas. Naquele instante, a boca seca, A nuca estremece, As costas suam... Aqueles olhos tocam a alma. São capazes de tudo, Podem tudo... Quando a lembrança desses corações, Invade os pensamentos, O trovador se sacode... Passa a mão na viola, Olha pra lua prata a brilhar. E de repente, sente uma presença... Antes de se

Rascunho: Insônia

Eu tenho dois tipos de insônia. Uma eu chamo de silêncio. A outra de barulho. Ter a insônia silêncio é como estar na lua, em seu lado escuro. Ou no mais alto mar, em uma noite nublada de lua nova, sem vento. É a insônia do nada. O mundo simplesmente não existe, não há nada, nem sequer o contato do meu corpo com o colchão. E estou acordado, vendo o nada passar. Até o relógio despertar. Essa insônia não me incomoda tanto. No outro dia, estou cansado, mas não estressado. Eu só não dormi, e ok. Mas se pra todo Yin há um Yang, pra minha Silêncio, há a Barulho. E ela é caos. Ter a insônia Barulho é tornar-se animal, predador e caça. Todos meus sentidos parecem mais aguçados, é quase como se enxergasse no escuro. E os sons? Escuto a tudo. A água nos canos, o vento nas folhas, alguém caminhando, uma respiração, um celular que toca, um inseto qualquer na parede, a vibração de uma festa longe. Tudo. Soa. Reverbera. Ecoa. Se silêncio é noite escura e calma em alto mar, barulho é tempestade

Blood on a sharp edge

I feel myself in the edge. In all ways, and in all corners, Everywhere I look, I just see and feel edges. I've been walking for miles, In the sharp edge of a blade, And these miles becomes days, and Days becomes years, And all of that become me, my life, myself. Sometimes I feel like jumping, But I'm not brave enough. I just want to walk in peace, Look at the horizon and see something, Some light, some goal, some pleasure. I'm done with walking so much, In such place so sharp. My feet and all my soul, Bleed, day by day. I know that I need to keep walking. But I bleed so much, that at each step, I feel less myself. I need to keep walking, I know, But walk is bleed, And my blood is me, Walking, surviving, Is trade blood by days. And I don't know how much blood I have left.